Para fazer esse doce português o primeiro passo é separar as claras das gemas. Para reduzir o cheiro a ovo aconselhamos que peneire as gemas, de forma a filtrar a “casquinha”. Reserve as claras na geladeira durante os passos seguintes.
Para fazer o doce de ovos leve ao fogo uma panela com 200g de açúcar, a água, a canela e a casca do limão. Fique mexendo até ferver e depois conte 5 minutos. No final desse tempo retire a canela e o limão, desligue o fogo e deixe esfriar.
Quando a calda de açúcar estiver morna adicione as gemas peneiradas e misture. Leve ao fogo baixo e fique mexendo até espessar, sem deixar ferver. Quando virar um creme desligue e deixe esfriar completamente.
Em seguida prepare o chantilly batendo muito bem o creme de leite com a ajuda de uma batedeira elétrica. Adicione 80g de açúcar e continue batendo, até ficar bem suave e brilhante.
Por último bata também as claras de ovo em neve em uma tigela grande até que fiquem firmes. Adicione o açúcar restante (100g) e continue batendo, até virar um merengue consistente. Pouco a pouco, enquanto bate em velocidade baixa, acrescente todo o chantilly do passo anterior até que os dois virem um só creme.
Comece montando as natas do céu: bata os biscoitos no processador ou liquidificador até que fiquem em farinha. Em copinhos ou taças de servir coloque camadas alternadas de biscoito com o creme anterior, terminando com o creme.
Dica: Alise as camadas de creme com a ajuda de uma colher.
Por fim distribua o creme de ovos pelos copinhos e reserve este doce de natas do céu caseiras na geladeira até ao momento de servir. Delicie-se e diga nos comentários o que achou dessa sobremesa portuguesa!
Bom apetite!